Clínica de Podologia em Vila Velha - ES
Clínica de Podologia em Vila Velha - ES
(27) 98808-0598
ipritadallorto@gmail.com
O esporão de calcâneo é caracterizado por uma protuberância óssea na base do osso calcâneo (sola do pé) ou ainda na região posterior do calcâneo, bem próximo à inserção do tendão de Aquiles. Ele é a causa mais comum de dor na região plantar do calcanhar. Estima-se que uma de cada 10 pessoas experimentem dor na região subcalcânea ao longo da vida.
São várias as situações que podem provocar o surgimento de um esporão. Pessoas com a curvatura dos pés acentuada, que sofrem com sobrepeso ou que trabalham em pé durante muito tempo têm forte tendência a apresentar o problema. Além disso, pessoas que usam excessivamente salto alto ou calçados pouco apropriados para os pés (muito apertados, por exemplo) e praticantes de esportes com forte impacto nos pés (corrida, por exemplo) também são mais sujeitos a ter o problema.
Clique na imagem acima ou aqui e entre em contato conosco, a avaliação é gratuita!
Dificilmente o esporão causa um sinal aparente, como vermelhidão ou inflamação. O que caracteriza, de fato, o problema é a dor. Geralmente, ela é pulsante na zona plantar do calcanhar. Mas nem toda dor nessa região é esporão e há casos em que o problema é assintomático.
Geralmente, a dor é pior logo de manhã, ao apoiar o pé no solo pela primeira vez, e torna-se menos intensa após iniciar os primeiros passos. No fim do dia, a dor torna-se mais intensa e é aliviada pelo repouso do pé. Quando a dor torna-se mais intensa, o paciente não é capaz de apoiar o peso do corpo nos calcanhares. Os sintomas podem persistir durante algumas semanas ou mesmo até anos.
Inicialmente, o problema pode ser controlado com repouso e gelo local. Mas nos casos em que há resistência, a melhor opção é procurar um bom profissional para avaliação do seu caso especificamente. Ele saberá indicar o melhor tratamento para você.
Ficou alguma dúvida? Precisa tratar alguma doença do pé? Entre em contato conosco.