Clínica de Podologia em Vila Velha - ES
Clínica de Podologia em Vila Velha - ES
(27) 98808-0598
ipritadallorto@gmail.com
A unha encravada, ou onicocriptose, é uma inflamação causada pelo crescimento da unha em direção à pele, provocando lesão da mesma. Costuma ser mais frequente no hálux (dedão do pé). Pode ocorrer em qualquer faixa etária e em ambos os sexos, mas é muito mais frequente dos 10 aos 30 anos, e em homens (por eles praticarem mais esportes como corrida e futebol, atividades que causam trauma nas unhas dos pés e podem contribuir para o surgimento do problema).
As causas mais comuns correspondem a cortes incorretos da unha e uso de calçados apertados, mas também existem outros fatores desencadeantes como: má formação; excesso de suor, promovendo aumento de peles ao redor das unhas; corte de unhas muito curtas, submergindo-as nas pregas laterais dos dedos e retardando seu crescimento; traumas violentos como pisão, tropeção ou caída de objetos pesados sobre os dedos.
A forma correta de cortar as unhas para evitar que elas encravem é o corte reto, sem arredondar os cantos, mas muitas pessoas fazem justamente o contrário.
Clique na imagem acima ou aqui e entre em contato conosco, a avaliação é gratuita!
A onicocriptose ocorre quando a unha entra em conflito com a pele ao redor e isso, geralmente, é seguido de uma inflamação do local, gerando vermelhidão e dor. Conforme esse processo avança, pode haver inchaço e formação de pus, com sangramento e dificuldade de calçar os sapatos habituais e até mesmo problemas para andar e praticar exercícios físicos.
O granuloma piogênico é uma complicação da unha encravada e é popularmente conhecido como “carne esponjosa”. Além de provocar dor, essa lesão sangra facilmente. Esse tipo de problema deve ser tratado pelo profissional de podologia no consultório, com aplicações de ácidos fortes na lesão ou crioterapia, e antibioticoterapia tópica domiciliar. Caso isso não resolva o quadro, é normalmente indicada a cirurgia.
É importante evitar as causas para o não surgimento de unhas encravadas. Para garantir um corte correto e a retirada de excesso de pele, você pode contar com o Instituto de Podologia Rita Dall’Orto. Aqui, nós cuidamos dos seus pés com o maior carinho e profissionalismo, trazendo de volta a saúde das suas unhas e dedos em questão de dias.
Quando o quadro já está um pouco mais avançado, o tratamento é simples e consiste na retirada do fragmento que penetrou na pele em seguida é feito um curativo onde o paciente terá a recuperação rápida dos tecidos afetados.
A extração completa da unha deve ser evitada, pois ela, certamente, encravará de novo quando crescer.
Ficou alguma dúvida? Precisa tratar alguma doença do pé? Entre em contato conosco.